
Quando se trata de prestar um bom atendimento, treinamentos de equipa são uma prioridade. E isso se torna ainda mais importante quando o seu público também abrange pessoas com deficiência. Assim, hoje vamos nos focar nesse aspecto fundamental para qualquer serviço. E claro, que pode colocar a sua empresa em um passo adiante do ponto de vista competitivo.
Entenda a seguir como funciona o treinamento de equipe focado em atender pessoas com deficiência. Veja os principais pontos que devem estar incluídos na capacitação desse tipo de profissional, e como as medidas de acessibilidade de ambiente podem ajudar nesse sentido. Confira também as soluções de inclusão da RDP Plast e suas aplicações nesse contexto.
Aspectos dos treinamentos de equipe focados em acessibilidade
Qualquer pessoa com deficiência têm os mesmos direitos que outros indivíduos. Isso inclui frequentar lugares diversos, se locomover com autonomia e ter acesso a produtos e serviços diversos. Assim, equipes capacitadas para ajudar esse público são fundamentais.
Para cumprir com esse objetivo, os profissionais que atendem pessoas com deficiência devem ter uma série de habilidades para ajudá-las. Nesse sentido, destaque sobretudo para:
- Desenvolvimento de técnicas e métodos de comunicação inclusiva;
- Conhecimento e uso de tecnologias assistivas as adaptações;
- Mapeamento de jornadas e pontos de dificuldade para pessoas com deficiência;
- Criação de protocolos de atendimento e sinalização inclusiva;
- Conhecimento das normas e leis de acessibilidade em geral;
- Conhecimentos específicos relacionados a acessibilidade tátil e sensorial.
Cada um desses aspectos é abordado a partir de blocos de conhecimento específicos. Dessa forma, a equipe pode ter acesso a essas informações em apostilas ou com apresentações de profissionais especializados.
Normalmente isso acontece a partir de cursos ministrados por profissionais especializados. Se você tem uma empresa, promover esse tipo de ensino é muito vantajoso. De fato, há diversos fatos que comprovam isso, como veremos mais adiante.
Como colocar em prática esse tipo de treinamento?
Agora vamos nos ater a alguns aspectos práticos dos treinamentos para acessibilidade. Se você é proprietário de um negócio, coordenador de uma equipe ou profissional que atua na área de atendimento, preste atenção nas informações abaixo:
- Primeiro, é preciso avaliar o perfil de seu público. Isso significa mapear as deficiências dessas pessoas de forma detalhada;
- Feito isso, é hora de investir em um ensino que priorize o bem-estar de cada um. Isso inclui medidas de atendimento para cadeirantes, deficientes visuais, surdos e outros;
- Em seguida, contrate profissionais gabaritados nessa área para te ajudar. Eles saberão compartilhar os conhecimentos sobre ela de forma eficiente.
Uma observação importante
Para além da parte de treinamentos de equipe focados em acessibilidade, o ambiente também deve oferecer plenas condições de inclusão. Nesse sentido, pessoas com deficiência precisam contar com recursos como:
- Rampas de acesso e corrimões no caso de cadeirantes;
- Corredores com a largura adequada e banheiros acessíveis;
- Piso tátil e de alto contraste para deficientes visuais e pessoas de baixa visão;
- Uso de recursos como braile e pictogramas para contextos específicos;
- Elementos tecnológicos de acessibilidade;
- Elementos de acessibilidade tátil e sensorial.
Vale lembrar que esses elementos de acessibilidade são obrigatórios em locais públicos e que ofereçam produtos e serviços diversos. Caso não estejam presentes e em conformidade com a lei, você terá dores de cabeça e até mesmo enfrentar problemas jurídicos.
Exemplos práticos de treinamentos de equipe para inclusão
É hora de sairmos da teoria e nos focar na parte prática. Dessa forma, vamos ver como os treinamentos impactam positivamente na vida das pessoas com deficiência:
- Exercícios de escuta ativa ajudam o profissional a entender as necessidades do público-alvo. Assim, ele pode encontrar as melhores soluções para as suas demandas;
- Técnicas de abordagem não invasiva dão liberdade e prestam o devido suporte a pessoas com deficiência. Isso faz com consigam ter autonomia e dignidade;
- Profissionais com conhecimentos específicos, como linguagem em libras e comunicação sensorial ampliam ainda mais as possibilidades de inclusão;
- Já engenheiros e pessoas com conhecimentos sobre as leis de acessibilidade também são fundamentais. Elas podem te ajudar a tornar os ambientes inclusivos e acessíveis.
Por se tratar de um conhecimento construído de forma interdisciplinar, equipes e profissionais de diferentes áreas devem trabalhar em conjunto. E mais do que apenas pensar em soluções para o público em deficiência, também precisam se colocar em seu lugar.
Nesse sentido, exercícios práticos de inversão de papéis é uma ótima estratégia de treinamento. Colocar equipes de atendimento no lugar de pessoas com deficiência as ajudam a entender o que este público passa. Dessa forma, torna-se muito mais fácil atender suas necessidades.
Além disso, outro fator que faz toda a diferença é contar com a ajuda da tecnologia. Suas equipes devem ter o devido conhecimento de como ela pode auxiliar na inclusão de pessoas com deficiência, a partir de aplicativos, serviços de audiodescrição e recursos similares.
Impactos positivos na experiência do público
Ao colocar em prática esses aspectos de treinamentos de equipes focadas em deficientes, os benefícios são inúmeros. Todos saem ganhando na medida em que;
- Toda a experiência do cliente melhora de forma significativa. Isso inclui desde a sua locomoção por diferentes até o acesso a diferentes informações, produtos e serviços;
- Um treinamento efetivo também ajuda a reduzir barreiras e erros no atendimento. Como resultado, a reputação de sua empresa e marca aumenta significativamente;
- Outra vantagem importante está no fato de que o atendimento específico para esse público gera mais engajamento e valorização por parte de colaboradores e parceiros;
- Isso tudo aumenta a cultura organizacional de inclusão dentro de seu negócio. O que é ótimo, pois amplia suas possibilidades de negócios e aumento de vendas.
É muito importante ter em mente que pessoas com deficiência também fazem parte de um amplo público. E se você tem uma empresa, seja qual for o segmento, eles também são clientes em potencial. Por isso, é essencial valorizar o atendimento adequado para essas pessoas.
Além disso, vale lembrar que todos esses aspectos estão previstos em lei, e é muito importante cumpri-los. Mas o que nos interessa aqui não é apenas nos ater aos aspectos jurídicos, mas sim questões de cidadania. Afinal de contas, todas as pessoas, com deficiência ou não, têm direito a ter uma experiência de atendimento satisfatória.
Treinamento de equipes e inclusão do usuário: conclusão
Como pudemos ver ao longo deste texto, o atendimento adequado ao público com deficiência faz toda a diferença. Isso proporciona para essas pessoas mais autonomia e dignidade, de forma que sua experiência se torna mais positiva, algo muito vantajoso também para sua empresa.
E junto a esses aspectos, devemos considerar também o ambiente acessível para melhorar a experiência do usuário. Nesse sentido, contar com uma empresa especializada em soluções desse tipo é fundamental. E é justamente este o papel da RDP Plast.
São anos de experiência oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços focados na área de inclusão e acessibilidade. Dessa forma, nossa equipe de profissionais está pronta para atender as demandas de seu público da melhor forma. Assim sendo, capacite seus colaboradores e conte com a RDP Plast para tornar seus ambientes mais acessíveis. Entre em contato hoje mesmo e veja como podemos te ajudar. Ficaremos muito felizes em atender suas necessidades trazendo as melhores soluções para ela.