O piso tátil direcional é um elemento muito importante para projetos que contemplam a acessibilidade. Esse tipo de piso possui características específicas. Assim sendo, tanto sua fabricação como instalação seguem diretrizes descritas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Nesse sentido, a principal norma que fala sobre o assunto é a NBR9050, publicada pela primeira vez em 2004. De lá para cá, essa norma passou por revisões. Hoje ela abrange a acessibilidade em edificações, mobiliário, equipamentos e espaços urbanos em geral.
Mas, além de obedecer às normas, a instalação do piso tátil direcional é uma questão de inclusão e segurança. Ele serve, prioritariamente, para viabilizar a mobilidade de pessoas cegas ou com baixa visão que fazem o uso de bengala.
Assim, sempre destacamos que existem dois tipos de pisos táteis e um deles é o piso direcional. Deste modo, hoje vamos focar nesse tipo de piso. Continue a leitura e saiba todos os detalhes sobre o piso tátil direcional, como instalá-lo e onde encontrar esse elemento acessível.
O que é o piso tátil?
O piso tátil surgiu no Japão, na década de 1960 e sua história está relacionada a inclusão e solidariedade. O inventor e engenheiro Seiichi Miyake tinha um amigo cego, que havia perdido a visão. Para ajudar esse amigo, ele decidiu criar um tipo de piso para facilitar a sua mobilidade.
E aí surgiram os pisos táteis, inicialmente chamados de tijolos táteis. Esses pisos foram aplicados pela primeira vez em 1967 em uma escola para deficientes visuais. Com certeza a invenção de Seiichi Miyake revolucionou a questão da acessibilidade. E assim, chamou a atenção do mundo todo para a importância da inclusão.
Na prática, o piso tátil consiste em uma placa com relevos que deve ser instalada em superfícies preparadas para isso. Eles s vão auxiliar o deficiente visual a se locomover com segurança.
Isso porque a bengala do indivíduo entrará em contato com os relevos do piso. Ou seja, a mobilidade será viabilizada por meio do tato. Existem dois tipos de pisos táteis e cada um possui uma determinada função.
Nesse artigo vamos abordar o piso tátil direcional, porém, também vamos destacar o piso tátil de alerta. É muito importante você conhecer a diferença entre os dois antes de iniciar um projeto acessível!
Além disso, o piso tátil pode ser confeccionado em diversos materiais, incluindo PVC e inox (os mais requisitados). O método de instalação do piso também pode variar, de acordo com o material dele e outras características do projeto.
Por exemplo, pisos em PVC geralmente são instalados com a ajuda de uma cola específica. Já os pisos de inox podem ser aparafusados ao chão. Para saber qual o melhor tipo de piso para seu projeto e a melhor forma de instalação, é muito importante entrar com uma empresa especializada nessa área, como a RDP Plast!
Diferenças entre o piso tátil de alerta e o piso tátil direcional
Como destacamos anteriormente, existem dois tipos de pisos táteis: o piso tátil de alerta e o piso tátil direcional. A seguir vamos ver as diferenças entre eles:
- Piso tátil de alerta: é composto por várias esferas em relevo, que podem ser chamadas simplesmente de bolinhas. Elas servem para alertar a pessoa sobre algum obstáculo físico no caminho e podem ser detectadas não apenas pela bengala, mas pelos pés do indivíduo. O piso de alerta deve ser instalado onde há degraus, rampas, mudanças de direção, desníveis, balcões, placas, elevadores, etc. Mas vale ressaltar que esse piso precisa ser aplicado em conjunto com o piso tátil direcional;
- Piso tátil direcional: a função desse tipo de piso, como o nome sugere, é direcionar a pessoa por um caminho seguro. Assim, evitando quedas e outros acidentes. O piso direcional é composto por linhas retas em relevos. Elas são paralelas e a instalação do piso precisa ser feita de forma correta. A intenção é direcionar o indivíduo por um trajeto seguro. O piso direcional pode ser comparado ao sinal verde de um semáforo. Quando o deficiente visual se depara com esse piso, sabe que o caminho está livre e que pode seguir em frente com segurança.
Então, esses dois pisos são essenciais para a acessibilidade de ambientes diversos. Mas não adianta investir em pisos táteis e negligenciar a instalação desses elementos.
Como falamos no início deste conteúdo, os pisos táteis e outros elementos acessíveis seguem rígidas normas técnicas. Na sequência vamos ver um resumo de como instalar corretamente o pio tátil direcional.
Como instalar corretamente o piso tátil direcional
Infelizmente, exemplos de pisos táteis instalados de forma errada não faltam. Há casos em que o piso direcional é aplicado de maneira totalmente equivocada. Mas isso vai colocar em risco a segurança das pessoas. Existem também situações onde o poder público instalou placas de trânsito sobre pisos táteis de calçadas!
Essas situações não podem ocorrer. Assim, você deve ficar atento em relação às normas que regem a instalação desse tipo de elemento acessível.
Primeiramente, antes da instalação de fato, o piso tátil direcional tem que seguir normas dimensionais específicas. Essas normas destacam, principalmente, as características dos relevos desses elementos. Nesse sentido, veja o que diz a NBR9050 em relação às dimensões do piso tátil direcional:
- A largura da base do relevo deve ficar entre 30mm e 40mm;
- A largura do topo do relevo deve ficar entre 20mm a 30mm;
- A altura do relevo deve ficar entre 3mm e 5mm (geralmente fica entre 4mm e 5mm, mas em placas sobrepostas, essa altura pode ser de 3mm);
- A distância horizontal entre os centros do relevo deve ficar entre 70mm e 85mm;
- A distância horizontal entre as bases dos relevos deve ficar entre 45mm a 55mm.
Em relação ao tamanho, esse piso pode ser encontrado em placas de 25x25cm. Há outros detalhes a serem levados em consideração, principalmente quando o piso direcional e o piso de alerta devem ser instalados em conjunto.
Por exemplo, quando houver o rebaixamento de uma calçada e ela contar com sinalização direcional, o piso direcional deve se encontrar com uma sinalização de alerta.
Já a fixação do piso ao solo vai depender do material de fabricação do piso e das características do projeto. Mas é essencial preparar devidamente o local onde o piso será instalado, deixá-lo bem nivelado, limpo e sem obstáculos.
De todo modo, uma empresa do ramo vai te ajudar a escolher o melhor piso tátil e orientá-lo quanto a sua instalação.
Onde encontrar piso tátil direcional de qualidade?
O piso tátil direcional é encontrado em lojas do segmento de acessibilidade. É muito importante encontrar um fornecedor de confiança com experiência nesse ramo, para ter acesso a materiais de extrema qualidade.
Os pisos táteis e demais elementos disponibilizados pela loja precisam seguir todas as normas técnicas e padrões de qualidade. Por isso, a RDP Plast pode te auxiliar em projetos acessíveis.
Afinal, atuamos há mais de 10 anos nesse segmento, prezando sempre pela excelência e qualidade nos produtos comercializados. O grande diferencial da RDP Plast é que produzimos os nossos próprios produtos. Assim, garantimos um excelente custo-benefício para os clientes.
Além dos pisos táteis, a RDP Plast é especializada em placas de identificação braille, mapas táteis, barras de apoio e projetos de acessibilidade em geral. Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo em seu projeto acessível.