As placas táteis são recursos muito úteis para sinalizar portas e outros locais, no que diz respeito à acessibilidade. Esses acessórios possuem dimensões específicas e características únicas. Dessa forma, eles são capazes de contribuir para a orientação de pessoas cegas ou com baixa visão.
Assim sendo, as placas táteis são muito utilizadas em ambientes diversos. Entre eles podemos destacar escolas, hospitais, shoppings, restaurantes, empresas, entre outros. Em todos os casos, esses itens promovem a inclusão, por meio da acessibilidade e mobilidade.
Nesse sentido, hoje vamos falar mais a respeito das placas táteis. Veja suas vantagens e características para projetos diversos.
Características das placas táteis
Muita gente não sabe, mas o Brasil conta com leis específicas que falam sobre acessibilidade. Uma delas é a Lei Federal 5.296/2004, que regulamenta outras duas leis que tratam da acessibilidade.
Nesse caso, a lei abrange a obrigatoriedade do uso das placas táteis em todos os estabelecimentos. Essas placas podem ser confeccionadas em diversos materiais, sendo os mais comuns acrílico e alumínio.
Além disso, elas também possuem cores variadas, incluindo amarelo, azul, laranja, cinza, etc. Em relação às cores, existem dois aspectos a serem levados em conta: as cores do fundo da placa e as cores das letras/símbolos.
As cores são muito importantes. Afinal de contas, as placas táteis servem para orientar pessoas com baixa visão e não apenas pessoas completamente cegas. Já as dimensões e espessuras das placas também variam.
Assim, as placas táteis servem para orientar as pessoas e, portanto, contêm informações úteis. E isso ocorre tanto por meio de letras quanto de símbolos.
Instalação e cuidados com esses elementos
As placas táteis não são elementos isolados. Elas fazem parte de um conjunto de produtos e materiais que contribuem com a acessibilidade.
Por isso, o projeto tem que ser pensado de forma ampla. E isso envolve preparar devidamente o local onde os elementos acessíveis serão instalados. Falando especificamente das placas táteis, a superfície onde elas serão fixadas deve estar limpa.
Também é importante verificar a altura e demais dimensões, utilizando uma trena. Nesse sentido, segundo as normas técnicas, as placas devem ser instaladas entre 1,20m e 1,60m de altura.
E, quando possuem a finalidade de sinalizar portas, salas e demais espaços, elas precisam ficar a 10cm da batente lateral. E também sempre do lado onde a maçaneta da porta estiver posicionada. Já a fixação das placas geralmente ocorre por meio de uma fita dupla face.
Ao fazer a fixação, basta pressionar levemente a placa para fixá-la da melhor forma possível. Na hora da limpeza, também não há segredo. Passar um pano macio com água e sabão neutro é o suficiente para higienizá-las.
Não utilize produtos abrasivos e itens como, por exemplo, palha de aço, pois eles podem danificar as informações contidas na placa. Seguindo estas simples orientações, você contribuirá para um ambiente mais acessível.
Claro que, se tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato com profissionais especializados! A equipe da RDP Plast pode te ajudar!
Vantagens e benefícios das placas táteis
Sempre destacamos que os elementos acessíveis possuem muitas vantagens para os mais diversos tipos de ambientes. Veja algumas das mais interessantes:
- Inclusão: acessibilidade é inclusão social e as placas táteis contribuem para isso. Afinal de contas, elas permitem que pessoas cegas ou com baixa visão consigam acessar os ambientes sem maiores problemas;
- Autonomia: essas placas proporcionam mais autonomia para os deficientes visuais. Isso dá uma sensação maior de independência e confiança;
- Segurança: de forma geral, os elementos acessíveis ajudam a prevenir acidentes. E isso especialmente aqueles que alertam sobre a presença de obstáculos;
- Orientação: ao entrar em determinada edificação, os deficientes visuais não ficarão “perdidos”. Afinal de contas, as placas e mapas táteis servem justamente para evitar essa situação desagradável.
Além das vantagens citadas acima, as placas táteis reúnem ainda outros benefícios que dizem respeito ao material de fabricação. As placas de inox e PVC, por exemplo, são fáceis de instalar, resistentes, duráveis e de fácil limpeza/manutenção.
Placas táteis e o uso do braile
O sistema braile foi criado na França por Louis Braille e oficializado no ano de 1852. Esse sistema consiste em um método de escrita e leitura especialmente para deficientes visuais. Por meio dele, essas pessoas podem identificar palavras em alto-relevo por meio do tato.
As palavras, por sua vez, são formadas por pontos posicionados de maneira organizada. Assim, as placas táteis fazem o uso do braile, ou seja, de informações em alto-relevo. Mas, além dos pontos que representam letras, essas placas podem conter outros elementos gráficos, como símbolos e ícones.
Vale reforçar que as placas táteis são obrigatórias nos estabelecimentos. Por isso, quando falamos em projetos acessíveis, essas placas são essenciais. Além disso, elas exercem um papel fundamental para a finalidade desses projetos.
Demais aspectos a serem considerados
Além do que já citamos ao longo deste artigo, as placas táteis devem obedecer a uma série de outros aspectos. Estes incluem, por exemplo:
- Em portas duplas, onde a maçaneta é central, as placas devem ser instaladas sempre do lado direito;
- Quando a placa for instalada na porta. Nesse caso, a informação tátil deve se encontrar na parede adjacente a ela ou no batente;
- Em passagens, as placas também devem ser instaladas na parede adjacente;
- As placas não podem possuir cantos vivos ou arestas que tragam algum risco para as pessoas;
- As medidas das placas não estão definidas em norma. Ou seja, elas podem variar conforme a necessidade e tamanho da informação contida nelas;
- O mesmo vale para as cores, mas, nesse caso, é obrigatória a presença de um contraste entre as cores de fundo e das informações em relevo. Por exemplo, se o fundo da placa for claro, o texto deverá ser escuro. Lembrando que essas placas serão úteis também para pessoas com baixa visão e não apenas para pessoas cegas.
Ao viabilizar um projeto acessível, sempre fique atento às normas técnicas, como a NBR9050. E, dependendo do seu município, tenha em mente que demais legislações sobre o tema podem estar em vigor. Portanto informe-se previamente sobre isso.
Não se esqueça dos demais elementos acessíveis!
Para finalizar, jamais esqueça dos outros elementos acessíveis imprescindíveis para projetos dessa magnitude. Estamos falando de itens como:
- Piso tátil direcional;
- Piso tátil de alerta;
- Corrimão para rampas e escadas acessíveis;
- Barras de apoio U;
- Acessórios específicos para banheiros adaptados;
- Mapas táteis;
- Entre outros.
Assim, as placas táteis, utilizadas em conjunto com os demais itens mencionados, vão proporcionar um ambiente mais seguro e aconchegante para todos. E, se você quiser ter acesso ao que há de mais moderno e eficiente nesse segmento, temos a solução. Entre em contato com a equipe da RDP Plast hoje mesmo.
Atuamos há mais de 12 anos nessa área. Somos especializados em desenvolver projetos acessíveis e levando a acessibilidade para um grande número de pessoas. A RDP fabrica os próprios produtos. E por isso, garante a excelência nos itens disponibilizados em seu portfólio.
Também contamos com mão de obra qualificada. São profissionais especializados que trabalham para adaptar, reformar ou elaborar do zero um projeto que contemple a acessibilidade. Então, estamos esperando seu contato para viabilizarmos juntos uma sociedade mais acessível para todos. Ficaremos muito felizes em atender a sua demanda.